fbpx
5 dicas para você separar seu lixo corretamente

5 dicas para você separar seu lixo corretamente

Quer saber como descartar corretamente seu lixo? Se liga nessa lista!

Nosso país gera cerca de 260 mil toneladas de lixo por dia. Desse total, apenas 2% é reciclado, cerca de 5.200 toneladas. O resto que sobra, 75% vai para os lixões, 13% para aterros controlados e 10% para aterros sanitários.

Um dos passos a serem tomados para reverter essa situação é começar consumindo menos e reciclar tudo o que for possível. Mas para esse passo é necessário descartar o lixo corretamente.

A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.

E pra te ajudar, nós vamos dar 5 dicas para você separar seu lixo corretamente e fazer com que o planeta seja um lugar melhor!

1. Separe seu Lixo por categoria
lixos para reciclagem

Na sua casa sempre separe seu lixo por categoria. Coloque as lixeirinhas com as cores para cada resíduo (azul – papel; amarelo – metal; vermelho – plástico; verde – vidro, marrom – orgânico) e facilite na hora do descarte! Separe também os resíduos orgânicos dos secos.

2. Se ligue no que pode ou não ser reciclado
  • Na coleta de papel o que serve para ser reciclado é: papelão, caixas em geral, papéis usados de escritório, livros, cartolinas, revistas, jornais, embalagens longa vida. Nem todo papel pode ser reciclado, etiquetas adesivas, papéis encerados, papel carbono, lenços de papel e papel higiênico não são adequados para a reciclagem.
  • Na coleta de plástico o que serve para ser reciclado é: garrafas de refrigerante grande, sacolas (nem todas), CDs, tubos de plástico e canos. Porém, considere que não poderá ser reciclado, os plásticos que acompanham os eletrônicos (chamados de termofixos) e as embalagens metalizadas típicas de salgadinhos.
  • Na coleta de vidro o que serve para ser reciclado é: copos ou outros utensílios do material quebrados e garrafas de bebida. IMPORTANTE: ao descartá-los procure enrolar o pedaço quebrado em um jornal para não machucar a mão de quem irá manusear o lixo.
  • Na coleta de metais o que serve para ser reciclado é: tampas de embalagens, latinhas de bebidas, latas de alimentos
3. Encaminhe as garrafas pet’s para centros de reciclagem
mulher separando garrafas pet para reciclagem

A melhor maneira de reciclar suas garrafas pet é levando a um centro de reciclagem, onde podem ser descartadas corretamente. Assim, gera-se empregos e renda pra quem trabalha diariamente nesses centros.

4. Separe seu óleo de cozinha
infográfico sobre o descarte correto do óleo de cozinha

Não descarte o óleo diretamente na pia de sua cozinha. Uma única lata de 1 litro de óleo usado, despejada na pia, além de entupir o encanamento, pode contaminar até 18 mil litros d’água. Ele, além de ser reciclável, pode ser usado pra fazer sabão.

5. Separe corretamente seu lixo orgânico
um par de mãos segurando um punhado de terra

Você já ouviu falar em compostagem? Compostagem é a reciclagem dos resíduos orgânicos que evita a emissão de gases do efeito estufa pelo transporte até aterros e pela própria incorporação desses gases na matéria orgânica do húmus, produzindo um rico adubo natural. Portanto, é importante não só separar, mas também reciclar o lixo orgânico no local em que ele foi produzido

Agora você já pode começar a fazer a diferença dentro da sua própria casa. Cada atitude conta. Tá esperando o que pra ajudar o planeta?

Gostou do blog? Conta pra gente quais são as atitudes que pra você fazem a diferença!

Siga-nos nas redes sociais: facebook e instagram.


Deixe uma resposta

ESQUECEU A SENHA ?
Perdeu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.
Nós não compartilhamos seus dados pessoais com ninguém.
×

Carrinho

JÁ VAI SAIR ?!

Antes disto você poderia deixar o seu contato, assim podemos te mandar conteúdos exclusivos e muitas promoções!